IDEB: Gilbués atinge melhor nota nos anos iniciais desde 2011

Data: 26/09/2022

Veja os verdadeiros dados de 2021.

Foi divulgado na última sexta-feira (16) os índices do IDEB 2021 em todo o país, onde o município de Gilbués alcançou a nota de 3.7 nos anos iniciais da rede municipal, e manteve a pontuação de 3.6 nos anos finais.

Destaque para as escolas municipais Joaquim Rocha Figueiredo Rocha que ficou com 3.3 onde em 2017 era de apenas 2.9 e a Jonas Pereira de Sousa que alcançou 4.2. Os dados são do INEP/MEC.

É válido destacar ainda que os anos iniciais atingiu a melhor nota desde o ano de 2011, quando pontuou 3.9.

Esses dados, embora não sejam satisfatórios, representam uma evolução tendo em vista a situação precária do município quando o atual gestor assumiu a administração no início de 2021. Na ocasião os professores estavam há 2 meses sem receber salários, férias atrasadas, grande parte das escolas com a estrutura física em ruínas. Somada a todo esse contexto de descaso, a pandemia já se estendia por quase 2 anos.

Desde o início de 2021 foram feitos investimentos em programas de capacitação de professores, pagamento do piso salarial, melhoria nas estruturas das escolas (foram reformadas 14), e ainda a implantação da Jornada Ampliada, um programa de reforço escolar.

A Secretaria Municipal de Educação reiterou que quaisquer outros dados que divergem com os acima citados são “fake News” ou estão sendo divulgados de maneira errônea, ou até mesmo com o intuito malicioso.

Veja os verdadeiros dados de 2021.