PREFEITURA MUNICIPAL DE GILBUÉS APOIA CAMPANHA MAIO LARANJA

Data: 06/05/2021

Neste mês de Maio a Prefeitura Municipal de Gilbués através da Secretaria de Assistência Social e dos órgãos vinculados – CRAS e CREAS, em parceria com o Conselho Tutelar, promove a Campanha MAIO LARANJA que tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A Lei Federal nº 9.970 de 2020, instituiu o dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, “18 de Maio”. A data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro.

A campanha é realizada no mês de Maio em homenagem a história de uma criança chamada Araceli de 8 anos de idade que em 18 de maio de 1973 foi brutalmente, violentada, torturada e morta, e até hoje os autores do crime nunca foram punidos.

A campanha FAÇA BONITO - PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, envolve a sociedade como um todo e é desenvolvida com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social que viabilizam os insumos necessários para a realização das atividades de conscientização.

É muito importante o papel da sociedade na denúncia de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Quem tiver conhecimento de algum caso assim, deve entrar em contato com o Disque 100 que é um serviço de proteção a crianças e adolescentes com foco em violência sexual, ou, com o Conselho Tutelar da cidade pelo telefone: (89) 99979-6657. A sua identidade será mantida em sigilo e a denúncia serve como disparador de ações de proteção às vítimas.